Definir a ansiedade

A ansiedade pode ser definida, na sua origem, como um fenómeno fisiológico. Trata-se no fundo, de uma reação ao perigo. Ou mais concretamente, à perceção do perigo. A ansiedade visa, com todos os processos fisiológicos que põe em marcha, a defesa e a preservação do próprio indivíduo. No entanto, determinadas vivências, traumáticas ou de repetido …

Definir a ansiedade Read More »

Exames: tempos de ansiedade

Ansiedade e exames, são duas palavras que se complementam. E no período em que nos encontramos, de final de ano letivo, esta é uma relação que ganha, naturalmente, uma maior relevância. A ansiedade é, antes de mais, uma conjugação de processos neurofisiológicos. Estes representam uma espécie de equipamento de base do ser humano para lidar …

Exames: tempos de ansiedade Read More »

Pode ser cedo demais para aprender?

Existem momentos adequados para determinadas aprendizagens, em particular no que toca às aprendizagens escolares, que devem ser respeitados. Na maioria das vezes, as aprendizagens escolares são impostas, sendo o perigo fundamental a inibição da curiosidade da criança. Não raras vezes, longe de ser desinteressada ou preguiçosa, a criança terá, certamente, outros interesses, outras preocupações. Na …

Pode ser cedo demais para aprender? Read More »

Crianças “hiperativas”

“É hiperativo”. Esta é uma frase usada com frequência, para descrever uma criança cujo nível de agitação motora e de dispersão da atenção, ultrapassa o limiar de tolerância de pais e professores. No passado Sábado, dia 6, foi transmitida na RTP 1 a reportagem “Cérebro meu”, no programa Linha da Frente. Focada no aumento do número …

Crianças “hiperativas” Read More »

O medo de crescer

É importante que as crianças (e os pais) percebam que o crescimento é uma parte essencial da vida As crianças têm, com frequência, medo de crescer. O crescimento pressupõe a perda de alguns “benefícios”, como o direito ao colo e ao mimo em doses massivas, o direito a brincar horas a fio, e até mesmo …

O medo de crescer Read More »