PSICOLOGIA CLÍNICA

A Psicologia é a base do nosso trabalho e dos conhecimentos que colocamos ao seu dispor.

O nosso foco é o estudo da mente humana, nomeadamente os processos de pensamento, as emoções, os sonhos e a memória, assim como o comportamento observável.

Na Psicologia Clínica, procuramos integrar o conhecimento científico, a teoria, e a nossa experiência clínica, por forma a prevenir e a tratar as dificuldades ou disfunções de ordem psicológica. Os objectivos da nossa intervenção são a promoção do bem-estar e da liberdade afectiva, cognitiva, e emocional, nas diferentes áreas que compõem o quotidiano de quem nos consulta (familiar, profissional, social); através do auto-conhecimento e do desenvolvimento pessoal.

Consideramos que a Avaliação Psicológica é parte integrante da primeira consulta de Psicologia Clínica, e tem como principal propósito a compreensão da problemática apresentada pelo paciente. A nossa abordagem irá no sentido da Observação Psicológica, pois o objectivo é a compreensão progressiva, não só das dificuldades que motivaram o paciente a solicitar a consulta, mas também da própria personalidade e história de vida do paciente, por forma a obtermos um retrato aprofundado da pessoa que nos consulta, e podermos assim adequar a nossa intervenção.